7 erros comuns na emissão de notas fiscais

21/08/2020

Confira alguns dos principais erros referentes às notas fiscais que a empresa deve corrigir para evitar problemas junto ao fisco e prejuízos para o seu negócio.

1. Não ter organização

Não há como fazer uma boa gestão de emissão de notas fiscais se você não tiver um padrão de organização bem definido.

2. Não conferir a autenticidade das notas fiscais

Outro erro bastante comum é não verificar a autenticidade das notas fiscais. A consequência é que, no caso de uma fiscalização, a sua empresa pode sofrer duras penalidades.

3. Confundir o DANFE com a Nota Fiscal Eletrônica

O DANFE não possui validade jurídica, sendo apenas uma versão resumida da NFe. O que tem validade é o arquivo XML

4. Não ter um bom relacionamento com clientes e fornecedores

Caso haja algum problema na emissão desse documento, como uma informação inserida incorretamente ou a perda de uma nota fiscal, será necessário contar com a cooperação dos clientes e fornecedores para que tudo seja solucionado de maneira mais ágil.

5. Desconhecer os prazos para armazenamento

Muita gente não sabe, mas o prazo mínimo exigido por lei para o armazenamento de notas fiscais é de 5 anos.

6. Não treinar os colaboradores que lidam diretamente com as notas fiscais

A falta de treinamento das equipes que lidam diretamente com as notas fiscais da sua empresa é um erro grave.

Os colaboradores precisam saber como funcionam os processos de emissão, recebimento e armazenamento de notas fiscais, bem como as metodologias de organização adotadas pela empresa.

7. Não fazer cópias de segurança das notas fiscais

Outro erro que você deve evitar cometer na gestão de notas fiscais da sua empresa é não fazer o bom e velho backup das NFe.

 

 

Tem dúvidas em relação a emissão de notas fiscais? Entre em contato conosco.

 

Veja também