Certificados digitais: conheça os tipos e as vantagens de ter na sua empresa
O certificado digital é um arquivo que funciona como uma assinatura virtual da sua empresa e atesta a veracidade tanto das transações como dos processos que o seu negócio realiza.
O que são os certificados digitais?
A Certificação Digital é a tecnologia que, por meio da criptografia de dados, garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio às informações eletrônicas. Trata-se de um documento digital utilizado para identificar pessoas e empresas no mundo virtual.
Para que servem os Certificados digitais?
O Certificado Digital pode ser utilizado para a autenticação em sistemas e sites, enviar, acompanhar e retificar declarações fiscais, assinar documentos, entre muitas outras possibilidades. Ou seja, ele viabiliza a realização de procedimentos e operações virtuais sem a necessidade de deslocamento e burocracia no processo. Isso concede maior segurança, custo reduzido e confiabilidade.
Quem pode usar um certificado digital?
De modo geral, todas as pessoas (físicas ou jurídicas) que desejam realizar determinadas atividades na internet de maneira segura e autenticada.
São exigidos, por exemplo para, emitir documentos fiscais eletrônicos, como a NF-e, NFC-e e CT-e, bem como realizar escriturações fiscais como e-Social e EFD
Quais os principais tipos de certificados digitais?
Existem diversos modelos e tipos de Certificados Digitais sendo que cada um deles se aplica em um caso específico, dependendo das necessidades da empresa.
e-CPF
O CPF, principal documento de identificação de pessoa física, também tem uma versão digital para garantir a autenticidade das transações eletrônicas realizadas por pessoas físicas. É possível realizar várias ações em formato digital, como assinar contratos, criar procurações online e ter acesso ao site da Receita Federal.
e-CNPJ
A versão digital do CNPJ, principal identificação de pessoa jurídica no Brasil, garante a autenticidade e a integridade de transações de empresas no meio eletrônico. As organizações que têm um e-CNPJ podem fazer procurações, fechar contratos, entre outras ações que poderiam ser realizadas fora do ambiente virtual.
NF-e
O certificado digital NF-e pode ser atribuído diretamente a um funcionário, sem a necessidade de compartilhar o e-CNPJ da empresa, trazendo mais segurança para a operação.
Diferença entre certificado A1 e A3
Certificado digital A1
O Certificado digital A1 consiste em um arquivo digital, de extensão .PFX ou .P12, que não existe fisicamente. Deve ser instalado e armazenado em um ou mais computadores ou dispositivos móveis.
Todo certificado digital A1 possui prazo de validade de 1 ano a partir da data de emissão, isto é, deve ser renovado anualmente.
Vantagens:
- Por não depender de um objeto, não corre risco de ser fisicamente perdido, roubado ou danificado;
- Pode ser instalado em múltiplos computadores e dispositivos móveis;
- Permite backup, assim, o certificado não é perdido caso os computadores sejam formatados ou apresentem problemas;
- É possível instalar o certificado em computadores ou servidores de terceiros, caso utilize um software de emissão de documentos fiscais na nuvem.
Certificado digital A3
O Certificado digital A3 é emitido e armazenado em um Token ou Smartcard
O prazo de validade do certificado digital A3 varia entre 1 ano e 3 anos a partir da data de emissão.
Vantagens:
- Mais seguro, pois não pode ser transferido ou copiado para outros equipamentos além da mídia original;
- Geralmente, um único certificado A3 com duração de 3 anos fica mais barato do que 3 certificados A1 com duração de 1 ano.
Qual o melhor tipo de certificado digital?
O certificado ideal depende de diversos fatores, como o porte da empresa. O A3 acaba ficando mais barato para algumas, mas é muito menos flexível do que o A1 para emissão de documentos fiscais em grande quantidade.
Em algumas operações, como grandes varejos, o A3 é praticamente inviável. Além disso, a maior parte dos softwares web de emissão de documentos fiscais eletrônicos requer instalação do certificado em um servidor na nuvem, o que só é possível com o A1.
Quer saber mais? Acesse mais informações com nossa equipe.
Veja também
Informações sobre o Imposto de Renda 2021
Quem deve declarar Imposto de Renda 2021 (referente ano calendário 2020): Recebeu mais de R$ 28.559,70 de renda tributável no ano (salário, aposentadoria ou aluguéis, por...
Quem deve declarar Imposto de Renda 2021?
Quem deve declarar Imposto de Renda 2021 (referente ano calendário 2020): Recebeu mais de R$ 28.559,70 de renda tributável no ano (salário, aposentadoria ou aluguéis, por...
O que leva alguém a ter o próprio negócio?
A pessoa nasce empreendedora? Segundo Fernando Dolabela, consultor de importantes instituições em todo o Brasil e também reconhecido por ser um especialista em...