Conheça o Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central

14/10/2020

O que é?

 

O Pix é o novo sistema instantâneo de pagamentos e transferências anunciado pelo Banco Central no final de fevereiro, vai entrar em operação oficialmente em novembro de 2020, e isso significa que até lá todos os bancos e fintechs vão precisar se adequar para poder oferecer esse tipo de serviço.

O novo sistema de pagamentos do BACEN foi criado com o objetivo de facilitar a transferência de valores entre contas bancárias, o pagamento de boletos e contas e muito mais.

Como é hoje:

Atualmente temos TED e DOC como modalidades de transferências, mas são transações restritas quanto a horário, dias e valores.

E os pagamentos de contas são realizados via boleto bancário, cartões, transações físicas ou até mesmo com dinheiro vivo.

 

Como vai ser:

E é justamente nesses fatores que o Pix veio para fazer toda a diferença, pois vair permitir que as transações sejam realizadas em poucos segundos, em qualquer dia e horário, além de baratear os custos de cada operação.

 

Vantagens para empresas

O PIX representa mais uma opção rápida e prática para pessoas jurídicas receberem pagamentos. As vantagens são:

  • Pagamentos diretos entre pagador e recebedor sem intermediários, ou seja, transações muito mais rápidas;
  • Os pagamentos vão entrar na conta da PJ instantaneamente;
  • Os custos das transações serão menores;
  • PJs poderão usar o PIX para pagar fornecedores, salários de funcionários e tributos.

 

Saque em redes varejistas

As pessoas físicas poderão sacar dinheiro na padaria, farmácia, lojas e mais. O saque deixará de ser um serviço exclusivo de agências bancárias ou caixas eletrônicos.

 

Taxas menores

O Banco Central definiu que será cobrado das instituições financeiras que utilizarem o PIX apenas R$ 0,01 a cada 10 transações.

Apesar desse valor bem baixo, ele não significará necessariamente que o cliente pagará a mesma quantia. Todos os agentes que oferecerão o PIX poderão instituir um valor para cada transação do cliente.

 

Fim do cartão de crédito?

Os pagamentos realizados pelo PIX poderão ser agendados para uma data futura. Por causa dessa opção de pagamento futuro, existe a possiblidade de que o PIX concorra com cartões de crédito a médio e longo prazo.

 

Fim do boleto bancário?

Outra opção de pagamento atual que correrá risco é o boleto bancário. Com compensações que demoram até dois dias, a opção poderá deixar de ser usada, já que os pagamentos pelo PIX são completados em segundos.

 

Fim do dinheiro físico?

Outra possibilidade levantada pelos agentes do setor financeiro é a diminuição da circulação e uso do dinheiro físico.

 

Segurança

Além da facilidade de uso, o PIX será completamente seguro. O sistema utilizará a chamada criptografia para proteger os dados dos usuários.

 

Essa inovação surge para deixar todo o sistema financeiro mais ágil, seguro e descomplicado.

Veja também