Quais situações podem deixar sua empresa irregular?

17/11/2020

Falta de registros contábeis, pagamento de impostos e obrigações acessórias podem deixar a empresa irregular.

A regularização não é apenas fazer o processo de abertura da empresa, ou simplesmente possuir um CNPJ. Com suas atividades iniciadas, a empresa passa a ter tarefas a serem executadas. É necessário, por exemplo, manter em dia seus registros contábeis, pagamento de impostos, entrega das obrigações acessórias, entre outras obrigações.

Além de formalizar as receitas (vendas) obtidas pela empresa por meio da emissão de notas fiscais e realizar a apuração (cálculo) mensal dos impostos, bem como seu pagamento, existem as obrigações acessórias (informações prestadas para o governo através de declarações) pertinentes a cada regime tributário (MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real).

No caso das empresas que não possuem funcionários ou permaneceram inativas no ano, existem declarações que precisam ser enviadas mensalmente e anualmente e caso não sejam enviadas, estão sujeitas à multas punitivas.

Um dos principais motivos pelo qual são gerados débitos, sejam eles junto a Receita Federal ou ao município onde a pessoa jurídica está registrada, é o fato de empresários confundirem os termos empresa inativa e sem movimento. Muitos entendem que não exista qualquer informação a ser entregue aos órgãos competentes.

Além disso, tem outro erro muito comum que é se atentar apenas aos impostos devidos. Com isso, os demais deveres da empresa como as obrigações acessórias e os registros contábeis ficam de lado.

Veja também