Quais os objetivos da contabilidade?
A Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação – necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
O principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas a empresa, ou seja, informes contábeis de qualidade que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais.
Em um escritório de contabilidade há uma equipe dedicada de especialistas que gerenciam as finanças de uma organização. Embora nem todos os membros da equipe sejam contadores certificados, esses membros geralmente recebem treinamento em processos e procedimentos de contabilidade. Ao usufruir de um serviço contábil, uma empresa pode ajudar a garantir total transparência em suas transações financeiras, ao mesmo tempo em que fornece suporte especializado e centralizado para outras equipes e gerentes. A gestão financeira de qualidade pode ajudar a garantir a saúde contínua de uma empresa.
Podemos selecionar, mais especificamente, os seguintes objetivos da contabilidade:
- Medir os recursos possuídos por entidades específicas.
- Refletir os direitos contra essas entidades e os interesses nelas existentes.
- Medir as variações desses recursos, direitos e interesses.
- Atribuir as variações a períodos determináveis.
- Exprimir os dados anteriores em termos monetários
A finalidade da contabilidade é fornecer informações às pessoas ou entidades interessadas na situação patrimonial (bens, direitos e obrigações) e econômica (lucro ou prejuízo) da entidade, bem como na aferição de sua capacidade produtiva.
Saiba quais são os principais usuários da Contabilidade:
- Sócios ou proprietários – avaliam o desempenho da administração e a rentabilidade de seus investimentos.
- Investidores – avaliam os riscos e oportunidades de negócios.
- Fornecedores – avaliam as condições financeiras da empresa e, assim, podem decidir se irão fornecer mercadorias e serviços.
- Clientes – avaliam se os fornecedores poderão ser os parceiros ideais.
- Empregados – avaliam a continuidade da empresa, a capacidade de pagar salários, oportunidades e condições de negociar salários, se a participação nos lucros foi devidamente calculada etc.
- Governo – importante usuário das informações contábeis, pois verifica se a empresa está em dia com suas obrigações tributárias.
- Instituições financeiras – avaliam se a entidade tem capacidade financeira e patrimonial para realizar operações de crédito.
- Concorrentes – avaliam a capacidade financeira e de negócios de uma entidade concorrente.
- Administradores – são os que demandam por informações contábeis com maior frequência e profundidade, já que elas subsidiam a tomada de decisões e permitem avaliar as atividades da entidade.
Veja também
Informações sobre o Imposto de Renda 2021
Quem deve declarar Imposto de Renda 2021 (referente ano calendário 2020): Recebeu mais de R$ 28.559,70 de renda tributável no ano (salário, aposentadoria ou aluguéis, por...
Quem deve declarar Imposto de Renda 2021?
Quem deve declarar Imposto de Renda 2021 (referente ano calendário 2020): Recebeu mais de R$ 28.559,70 de renda tributável no ano (salário, aposentadoria ou aluguéis, por...
O que leva alguém a ter o próprio negócio?
A pessoa nasce empreendedora? Segundo Fernando Dolabela, consultor de importantes instituições em todo o Brasil e também reconhecido por ser um especialista em...